A falta de Água no RJ e pelo mundo.
A água conecta todos os aspectos da vida. O acesso à água potável e ao saneamento básico pode transformar rapidamente os problemas em potenciais, capacitando as pessoas com tempo para a escola e o trabalho, e contribuindo para melhorar a saúde das mulheres, crianças e famílias em todo o mundo. Hoje, 844 milhões de pessoas – 1 em 9 – não têm acesso a água potável e 2,3 bilhões de pessoas – 1 em cada 3 – não têm acesso a um banheiro. Estas são as pessoas que capacitamos com a falta de água no RJ.
Como a falta de água afeta as mulheres.
As mulheres são afetadas de forma desproporcional pela falta de água no Rio de Janeiro e pelo mundo, pois são elas as responsáveis pela coleta de água na maioria dos casos no Brasil e no mundo. Isso leva tempo longe do trabalho, escola e cuidar da família. A falta de água e saneamento básico bloqueia as mulheres, jovens e crianças no ciclo de pobreza. Capacitar as mulheres é fundamental para resolver a crise da água. Quando as mulheres têm acesso a água potável em casa, elas podem buscar mais do que a coleta de água e seus papéis tradicionais. Conseguem tempo para trabalhar e aumentar sua renda familiar.
Como a falta d’água afeta a SAÚDE.
A crise da água afeta drasticamente a saúde com toda certeza! Quase 1 milhão de pessoas morrem a cada ano de doenças relacionadas à água, saneamento e higiene, que poderiam ser reduzidas com acesso a água potável ou saneamento básico. A cada dois minutos, uma criança morre de uma doença relacionada à água. O acesso a água potável e saneamento contribui para melhorar a saúde e ajuda a prevenir a disseminação de doenças infecciosas. Isso significa reduzir as taxas de mortalidade infantil e materna. Significa menos ferimentos físicos devido ao levantamento constante e transporte de cargas pesadas de água.
Como a falta d’água afeta a SAÚDE.
As crianças são frequentemente responsáveis por recolher água para as suas famílias. Isso leva tempo longe da escola e do jogo. O acesso a água potável e saneamento muda isso. Reduções no tempo gasto na coleta de água aumentaram a freqüência escolar, especialmente para as meninas. O acesso a água potável dá às crianças tempo para brincar e oportunidades para um futuro brilhante. Dê uma olhada neste post da SO PEDAGOGIA, e entenda a importância da educação infantil.
Uma crise econômica – Como a falta d’água afeta a economia.
O tempo gasto na coleta de água ou em busca de saneamento seguro é responsável por bilhões em oportunidades econômicas perdidas. US $ 260 bilhões são perdidos globalmente a cada ano devido à falta de água básica e saneamento. O acesso a água potável e saneamento em casa transforma o tempo gasto em economia de tempo, dando às famílias mais tempo para buscar oportunidades de educação e trabalho que as ajudem a romper o ciclo da pobreza.
Uma das alternativas em que a população, empresas e até mesmo famílias sem condições alguma acabam tomando, é recorrer a empresas de transporte de água potável, solicitando caminhão pipa e assim tirando de seus recursos que poderiam ser aplicados em alimentação, saúde, educação e etc…
Referências:
https://water.org/our-impact/water-crisis/
- World Health Organization and UNICEF Joint Monitoring Programme. (2017). Progress on Drinking Water and Sanitation, 2017 Update and MDG Assessment.
- World Health Organization and UNICEF Joint Monitoring Programme. (2015). Progress on Drinking Water and Sanitation, 2015 Update and MDG Assessment.
- World Health Organization. (2016). “Children: Reducing Mortality.” World Health Organization, Sept. 2016.
- World Health Organization and UNICEF. (2016). Safely managed drinking water services – thematic report on drinking water
- Graham, Hirai, Kim. (2016). An Analysis of Water Collection Labor among Women and Children
- WaterAid. (2012). Briefing note – 1 in 3 women lack access to safe toilets
- Gonsalves, G.S., Kaplan, E.H., & Paltiel, A.D. (2015). Reducing Sexual Violence by Increasing the Supply of Toilets
- The World Bank. Nauges and Strand. (2013). Water Hauling and Girls’ School Attendance
- World Health Organization. Hutton. (2012). Global Costs and Benefits of Drinking-Water Supply and Sanitation Interventions
- texto: https://water.org/our-impact/water-crisis/
Criação e desenvilvimento de sites acesse: www.gigasite.com.br